Nos dias 18 a 24 de outubro, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema principal: Ciência para o Desenvolvimento Sustentável,que pretende mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno desse tema, realizando atividades, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

A Semana possibilita também, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Em cada estado existem coordenações locais e a realização da Semana em Mato Grosso do Sul acontece na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) sob a coordenação do professor Doutor Ivo Leite Filho.

Segundo o professor Ivo, em 2010 o MCT tem visto com bons olhos a iniciativa da comissão organizadora da UFMS, que pretende trazer para o espaço físico da instituição, parcerias de ciência e tecnologia do estado, como a Embrapa, UEMS, UFGD, FUNDECT, entre outras, que também terão os seus estandes, esclarece.

Aos coordenadores dos cursos já foi apresentado pelo Pró-Reitor de ensino de graduação (PREG), professor Henrique Mongelli, o layout da exposição, com o planejamento dos estandes e as principais metas para a realização do evento na UFMS.

O público terá a oportunidade de participar de atividades como: semanas científicas, laboratórios abertos com visitas guiadas, exposições, oficinas e apresentações científicas com o enfoque principal de esclarecimento do campo profissional dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMS, assim como das outras instituições de ensino parceiras.

Cada um dos três centros da Instituição, de acordo com a sua linha de pesquisa, serão chamados de biomas, em função do ano internacional da biodiversidade, e apresentarão os cursos oferecidos pela universidade. O evento ocorrerá nos corredores para a visitação das escolas.

Em breve as escolas públicas e particulares receberão um formulário para agendar a visita.

Mais informações podem ser obtidas no site: http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/3223.html, ou pelo e-mail: semanacet.ms@gmail.com

Fonte: http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=48681