Telefônica e a NEC vão prover juntas soluções de cloud computing na América Latina visando, principamente o segmento de pequenas e médias empresas (PMEs). Um acordo entre as duas companhias para explorar esse mercado foi anunciado nesta quinta-feira, 17/02, em Barcelona, durante o Mobile World Congress 2010.

O acordo permitirá que a operadora ofereça serviços de aplicação, que incluem software como serviço (SaaS), desktop/virtual PC como serviço (acesso ao PC por meio da rede) e outros serviços on-demand.

Inicialmente, a Telefônica tem como objetivo suportar os negócios das PMEs na América Latina, quebrando as atuais barreiras de acesso a novas tecnologias e ao mundo das aplicações de TI, e, ao mesmo tempo, incentivando um ambiente aberto para desenvolvedores lançarem novas soluções.

A NEC será responsável pela implantação da plataforma e das aplicações para lançar os serviços na nuvem (Cloud Services) na região, incluindo soluções de logística, localização, colaboração, PC virtual, CRM, ERP, saúde, jogos e mídia.

Segundo a Telefônica, o serviço de cloud computing desempenhará um papel significativo no seu portfolio e ganhará  com a capacidade para prover soluções aos mercados residencial e empresarial.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/02/18/telefonica-e-nec-vao-prover-solucoes-de-cloud-computing-na-al/