Escrever frases completas em celulares e tablets com apenas um dedo, deslizando-o pelas letras do teclado até formar a palavra desejada. A façanha é possível com a utilização do Swype, um novo sistema de escrita para dispositivos com tela sensível ao toque, já presente no Samsung Galaxy Tab, apresentado na IFA, evento de tecnologia que termina nesta quarta-feira (8) em Berlim.

Se você quiser escrever “internet”, por exemplo, basta posicionar o dedo no I e, sem tirá-lo da tela, deslizar até as letras N, T, E, R, N, E e T. Um traço marca o trajeto, para que você não se perca no meio do gesto.

Muito útil no celular, a tecnologia é mais bem-vinda ainda nos tablets. Quem já tentou digitar em um iPad sabe que a tarefa não é das mais agradáveis.

Nos testes feitos pela Folha com o smartphone Samsung Galaxy S, o sistema se mostrou muito veloz. É mais rápido e confortável do que o método tradicional, de apertar cada tecla individualmente.

O usuário não precisa ser muito preciso. O toque pode ser apenas próximo da letra e, dependendo da complexidade da palavra, você pode até mesmo saltar uma letra que o sistema reconhece a palavra que você quer.

Se a combinação de teclas pode gerar duas ou mais palavras, o Swype dá a opção de escolher a que você quer. Se você continuar escrevendo, a primeira sugestão é inserida automaticamente.

O processo é inteligente: as posições na lista de palavras estão diretamente ligadas à quantidade de vezes que você as usa, e os espaços entre palavras podem ser incluídos automaticamente.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/795516-tecnologia-permite-digitar-mais-rapido-em-tablets.shtml