Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em parceria com a InfoMotion Sports Technologies, desenvolveram um sistema integrado a bolas de basquete que é capaz de medir a mecânica de manuseio e lançamento, podendo ajudar ainda mais no desenvolvimento do esporte.

De acordo com o site PopSci, o sistema pesa cerca de 5 g e em nada altera os padrões de balanço e equilíbrio da bola. Ele é formado por um conjunto de acelerômetros e giroscópios que coletam dados durante o jogo, que são transmitidos via wireless para um computador, que pode analisar as performances nas jogadas.

Segundo os pesquisadores, o sistema pode facilitar o trabalho de correção de jogadas. Os jogadores poderão saber, por exemplo, se precisam trabalhar mais na mira, no balanço, na força ou no arco dos lançamentos, tudo isso para melhorar ainda mais a qualidade do esporte.

O sistema já está em uso em ligas infantis e nos 20 maiores programas de basquete universitário. Os pesquisadores estão preparando as adaptações necessárias para outros esportes, como o futebol, o golfe e o baseball.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4907998-EI12882,00-Tecnologia+ira+medir+habilidade+de+jogadores+de+basquete.html