Tecnologia desenvolvida por brasileiros permite trocar os canais da TV e acender a luz da sala pelo movimento das mãos e sem controle remoto. Ao mostrar dois dedos para o aparelho de DVD, o usuário pode pausar um filme, por exemplo.

O software desenvolvido pela At Home, empresa brasileira de automação residencial da Telefônica, usa os movimentos do usuário para comandar equipamentos da casa. Uma câmera infravermelha capta os gestos das mãos e os transforma em ações, como ligar a luz, abrir a cortina e dar play no DVD.

“A câmera está conectada a uma central de automação. Baixar ou levantar a mão poderá diminuir ou aumentar a intensidade da luz”, explica Gabriel Carvalho Domingos, chefe de negócios da At Home. Os gestos são definidos e criados pelo usuário, que deverá ensinar os comandos ao software. “O cliente terá a flexibilidade de adaptar a solução para o seu dia a dia”, completa Domingos

Para evitar que o usuário faça qualquer movimento e confunda os aparelhos, a At Home criou um comando que desliga o controle por gestos. “Se o cliente quiser ficar mais à vontade em casa, ele faz um simples movimento que o software vai entender que, a partir daquele momento, os gestos não serão mais interpretados como ações”.

Mais informações acesse: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/tecnologia-brasileira-controla-tv-cortina-e-luzes-de-casa-com-gestos.html