Junto ao Windows 8, chegará às lojas na sexta (26) o Surface, tablet desenvolvido pela própria Microsoft. É a primeira tentativa da empresa na construção de hardware para computação.

O dispositivo rodará o Windows RT, espécia de versão mais básica do Windows 8 projetada para funcionar com processadores da ARM. É a primeira vez que a Microsoft adapta um sistema operacional para chips da companhia inglesa, presentes na maioria dos tablets e smartphones.

O Surface com 32 Gbytes de armazenamento e sem a Touch Cover (capa com teclado embutido) vai custar US$ 499 nos EUA –mesmo preço do iPad mais básico, sem 3G e com 16 Gbytes. O tablet da Microsoft só tem versões wi-fi.

Em pré-venda, o estoque de Surface de 32 Gbytes foi esgotado no site da Microsoft na última quarta-feira. Estará disponível novamente apenas em três semanas.

O início das vendas no Brasil ainda não tem data marcada, e não houve pré-venda no país. Ele é comercializado na Alemanha, na Austrália, no Canadá, na China, nos EUA, na França, em Hong Kong e no Reino Unido.

O sucesso inicial ajudou a aliviar o medo da Microsoft de mais um fracasso na área de hardware, que inclui a linha de celulares Kin e o tocador de MP3 Zune.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/1172209-tablet-surface-da-microsoft-sera-lancado-nesta-semana-com-sistema-windows-rt.shtml