A partir do mês do mês que vem, a suíte de segurança Microsoft Security Essentials (MSE) poderá ser utilizado gratuitamente por pequenas empresas que queiram instalá-lo em até 10 computadores. O software está disponível para Windows XP, Vista e 7.

Embora gratuito para consumidores domésticos, o programa , que substituiu o pacote de segurança Microsoft One Care, obrigava que empresas de pequeno porte pagassem por um licença de utilização.

“Muitos consumidores e um número crescente de pequenas empresas não querem ou não podem arcar com os custos de assinatura de um pacote de segurança”, declarou Eric Foster, da Microsoft, em um post no blog da Microsoft.

O MSE usa o mesmo núcleo utilizado na proteção antimalware para grandes empresas. A aplicação tem recebido críticas favoráveis de agências independentes de segurança e de publicações voltadas para hardware de computador, como a PCWorld.

“O MSE teve bom desempenho em testes realizados pela agência independente AV-Test.org, que avalia a rapidez e a eficácia dos principais produtos de segurança. No quesito usabilidade, o programa recebeu pontuação considerada alta, sendo superior a concorrentes como AVG Internet Security 9.0 e Panda Internet Security 2010”, observou J. Peter Bruzzese,  da Infoworld,  em um recente reportagem.

“No entanto, em termos de proteção e restauração, sua perfomance foi inferior a outros como AVG, F-Secure Internet Security 2010, Kaspersky Internet Security 2010, Panda e Symantec Norton Internet Security 2010”, comentou.

Com a mudança, a fabricante espera atingir, principalmente, lojas com baixo orçamento.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/09/30/suite-de-seguranca-da-microsoft-sera-gratuita-para-pequenas-empresas/