Em julho vazou a informação de que a Microsoft estaria preparando o seu próprio serviço social, chamado Socl.com, e agora o site The Verge teve acesso a mais informações sobre o produto.

O serviço, que tem como slogan “achar o que você precisa e compartilhar o que você sabe de forma mais fácil do que nunca” lembra bastante o Google+ e o Facebook.

O usuário pode se logar com a conta do Facebook ou Twitter. O design da rede é como o Facebook e o Google+: possui três colunas, uma com links de navegação básica, uma central com um feed que traz informações dos amigos e uma na direita com links para videos e convites para outros amigos.

A diferença da rede em relação aos concorrentes fica na caixa de busca encontrada na parte superior da página. Ela é a essência do Socl.com. Com a chamada “O que você está procurando?”, ela permite tanto que o usuário realmente faça uma busca como também atualize seu status, assim como permite informar aos amigos o que ele está procurando. A busca é feita pelo Bing, e o resultado pode aparecer para os amigos comentarem o tema.

Uma grande similaridade do Socl com o Google+ é o recurso “Video Party”, que funciona como o Google Hangout. Ele permite assistir a vídeos simultaneamente junto com diversos amigos, assim como conversar com eles em tempo real.

A Microsoft ainda não fez nenhum anúncio oficial a respeito da rede social, então não se sabe quando ela deve ser lançada – se é que será disponibilizada para o público. Porém, caso seja lançada, provavelmente terá grande dificuldade para se firmar no mercado – afinal, nem mesmo o Google+ está conseguindo bater de frente com o Facebook.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/redes_sociais/noticias/socl,-projeto-social-da-microsoft,-lembra-bastante-o-google