A Skype divulgou na última quinta-feira (2/9), a nova versão beta do seu software de comunicação Voip (Voz sobre IP). De acordo com a empresa, a edição 5.0 beta 2 oferece uma interface atualizada e a possibilidade de realizar videochamadas em um grupo composto por até 10 pessoas ao mesmo tempo.

O lançamento duplica o número máximo de usuários em uma videochamada, já que a versão 5.0 beta 1, lançada em maio,deste ano, permitia até cinco participantes.

Segundo a fabricante, o novo recurso será oferecido gratuitamente por tempo determinado (trial). Isso que sugere que os internautas, no futuro, terão que eventualmente pagar pelo uso da ferramenta. Para utilização, é necessário que os dez integrantes tenham instalado o Skype 5.0 beta 2.

A nova versão está disponível exclusivamente para o sistema operacional Windows. Até o momento, não foi anunciado oficialmente quando o beta será lançado também para o sistema Mac OS X, da Apple.

Para baixar, acesse aqui.

O novo recurso surge no momento que o Skype está se preparando para uma oferta pública inicial de ações (IPO, ou abertura de capital na bolsa) nos Estados Unidos. Além disso, a empresa passa a enfrentar a nova concorrência da Google, que adicionou os mesmos recursos de chamada Voip ao Gmail, ainda que, inicialmente, a novidade esteja restrita para internautas norte-americanos.

O Skype permite realizar chamadas gratuitas entre computadores e outros dispositivos portáteis através da Internet. No entanto, cobra uma taxa para os interessados em ligar para telefones móveis ou fixos.

Já as chamadas de vídeo entre computadores que usam o programa são gratuitas.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/09/03/skype-lanca-recurso-de-videochamada-para-ate-10-usuarios/