Três semanas atrás, a empresa de telecomunicações IDT entrou com uma queixa antitruste contra a eBay e a Skype. Mas as empresas, que têm também disputado patentes na Justiça desde 2006, decidiram acabar com suas diferenças.

Na quinta-feira (5/8), as empresas eBay, Skype, IDT Corp, Net2Phone e Union Telecard Alliance anunciaram ter chegado a um acordo para encerrar todas as disputas. A Union Telecard e a Net2Phone são afiliadas da IDT.

As empresas não revelaram os termos do acordo.

No processo original de 2006, a Net2Phone processou a eBay e a Skype (que à época era controlada pela eBay), com a acusação de violação de patentes. A patente relevante, que a Net2Phone obteve em 2000, cobria a criação de uma ligação de comunicações entre dois aparelhos por meio do protocolo da Internet (IP).

Desde então as empresas tem brigado na Justiça. Mas em 13 de julho, a IDT entrou com uma ação civil antitruste contra a eBay e a Skype no Estado de Arkansas. A íntegra da queixa não está disponível online. No entanto, a folha de capa descreve a causa da ação como conspiração para monopolizar, monopolização e tentativa de monopolização.

Além disso, a decisão judicial de arquivamento do processo afirma que a queixa envolvia quatro cláusulas do código comercial dos Estados Unidos que incluíam métodos injustos de concorrência.

Apenas três semanas depois, as empresas aparentam ter resolvido todas as suas diferenças.

Em declaração, a IDT fez referência a dois processos de violação de patentes abertos na Justiça de Arkansas, embora os registros legais online mostrem apenas um. Os documentos em poder da Justiça mostram que as empresas concordaram em encerrar as disputas antitruste e de patentes.

Skype, eBay e IDT não responderam às solicitações de entrevista.

Fonte:  http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/08/06/skype-encerra-disputas-antitruste-e-de-patentes-com-idt/