SÃO PAULO – O sistema operacional Android, do Google, para dispositivos móveis predomina entre os novos celulares conectados e computadores no formato tablet apresentados na abertura do Mobile World Congress 2011, que acontece esta semana em Barcelona, na Espanha.

A Samsung anunciou a segunda versão de seu smartphone com o sistema móvel do Google, o Galaxy S 2, que possui tela de alta definição de 4.3 polegadas, processamento mais rápido e câmera de 8 megapixels.

A empresa sul-coreana também apresentou a nova geração do Galaxy Tab 10.1, computador em formato tablet que passa a contar com uma tela maior em relação ao portátil de 7 polegadas lançado em 2010. O tablet tem lançamento previsto para março, na Europa, pela operadora Vodafone Group, e funciona com uma versão do Android adaptada para tablets.

A Sony Ericsson trouxe os recursos do console de jogos PlayStation, da Sony, ao smartphone Xperia Play. O aparelho possui um teclado que exibe controles similares aos de um joystick. A chegada às lojas americanas, pela operadora Verizon Wireless, está prevista para março.

A LG apostou na evolução da tecnologia 3D para lançar o smartphone Optimus 3D, que grava e exibe imagens em três dimensões, sem a necessidade de óculos especiais. A empresa também anunciou seu tablet, o Optimus Pad, com tela mais portátil, de 8.9 polegadas, adotando o Android, assim como a Samsung.

Já a chinesa ZTE caminha para a popularização dos celulares inteligentes e promete lançar smartphones de até US$ 100 e tablets com preços acessíveis ainda este ano, também com o sistema do Google, além do Windows Phone 7, da Microsoft.

Em 2010, as vendas mundiais de smartphones com o Android registraram um salto de 888%, em relação a 2009, segundo informações da consultoria Gartner. Com isso, a presença do sistema no mercado avançou de 3% em 2009, com 6,8 milhões de aparelhos, para 22,7% no ano passado, com 67,2 milhões de unidades.

Fonte: http://www.valoronline.com.br/online/geral/87/383822/sistema-movel-do-google-predomina-em-feira-de-mobilidade-na-espanha