Uma tecnologia de impressão mundialmente inovadora tem toque gaúcho. Apresentado ontem pela Hewlett-Packard (HP), em São Paulo, o sistema chamado de ePrint foi desenvolvido a partir de pesquisas feitas na unidade da empresa instalada no Tecnopuc em Porto Alegre.

A grande vantagem dessa tecnologia é a facilidade de imprimir um documento de qualquer lugar e a qualquer hora, contanto que haja acesso à internet. Para isso, é necessário apenas enviar o arquivo via e-mail – de um laptop ou smartphone, por exemplo – para a impressora. Caso a máquina estiver desligada, o documento será armazenado em sua memória e impresso quando for acionada novamente.

O sistema de ePrint traz para a impressão o conceito de cloud computing (computação em nuvem), no qual o processamento das informações não é mais restrito ao interior das máquina. Em vez disso, passa a ser feito na própria internet – daí a ideia de nuvem. O principal benefício é a maior mobilidade para o usuário.

Como medida de segurança, os equipamentos contam com dispositivo contra spams e a possibilidade de criação de uma lista de e-mails autorizados, que permitirá impressões somente a partir dessa relação de endereços eletrônicos.

Essa inovação já estava disponível para o setor corporativo desde o começo do ano, mas agora também chega aos usuários domésticos e às pequenas e médias empresas. Dez das 16 novas impressoras apresentadas pela HP ontem contam com o serviço. Os produtos terão preço variando entre R$ 399 e R$ 999 e estarão à venda a partir do próximo mês.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Economia&newsID=a3082310.xml