Às 17h do último dia 3, os dados do iPhone de Mat Honan, repórter da revista “Wired”, foram apagados. Um minuto depois, foi a vez de seu iPad. Às 17h05, todas as informações armazenadas em seu MacBook Air também viraram fumaça.

A sequência de ataques foi feita remotamente por um hacker, que se identifica como Phobia, e fulminou a vida digital do jornalista.

Além de fotos, apps e outros arquivos nos dispositivos, as contas no iCloud, no Twitter e no Google foram sequestradas. O mais assustador é que nenhuma senha foi violada por programas ou pragas virtuais.

O criminoso se aproveitou de descuidos primários de Honan e de falhas da Apple e da Amazon em proteger informações de seus usuários.

O alvo inicial era a conta do jornalista no Twitter, que indicava no próprio perfil um endereço do Gmail para interessados em fazer contato. O hacker supôs que os dois serviços estivessem ligados -para sequestrar o Twitter, seria preciso invadir o Gmail. Ele, então, pediu uma nova senha para o Google, que indicou parte do endereço secundário a recebê-la, o “mn@me.com”, do serviço de e-mail da Apple. O próximo passo era ter acesso à ID Apple.

A ajuda veio pelas mãos do serviço de assistência AppleCare, que fornece senhas provisórias por telefone mediante três informações pessoais: e-mail, endereço de cobrança e quatro últimos dígitos do cartão de crédito.

O primeiro item era fácil de adivinhar. O segundo foi encontrado com uma busca rápida pela rede. O terceira foi obtido na Amazon.

Pelo telefone, Phobia pediu à loja virtual que inserisse um novo número de cartão de crédito na conta do jornalista. Precisou apenas indicar e-mail e endereço físico.

O criminoso, então, voltou a ligar para a Amazon pedindo uma nova senha, que foi concebida com dados de Honan que ele já tinha em mãos. Ao entrar na conta da Amazon, o hacker conseguiu os quatro últimos dígitos do cartão ligado à ID Apple.

Em seguida, houve a sequência de invasões, que resultou na destruição da vida digital do repórter.

Desde então, Honan já recuperou as contas no Twitter e no Google. Ele mandou o MacBook para a assistência técnica, mas não sabe se será possível recuperar os arquivos pessoais.

Em resposta, a Amazon diz ter encerrado o serviço de acrescentar cartões via telefone. A Apple tomou medida parecida e suspendeu a emissão de senhas por telefone.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/1136785-sem-violar-senha-hacker-destroi-vida-digital-de-reporter-saiba-como-se-proteger.shtml