A Samsung anunciou que entrará com uma ação na França e na Itália para impedir a venda da nova versão do iPhone, alegando que a Apple infringiu suas patentes relacionadas à comunicação sem fio.

Na terça-feira (4), Tim Cook, novo presidente-executivo da Apple, apresentou o iPhone 4S, que ganhou processador e internet mais rápidos.

Um porta-voz da Samsung afirmou que a fabricante escolheu a França e a Itália porque eles são mercados-chaves na Europa. A fabricante dos smarthphones e tablets Galaxy, que surgiram como os maiores concorrentes da Apple, também anunciou nesta quarta-feira (5) que, futuramente, entrará com ação para impedir a venda do produto em outros países.

Em um comunicado, a Samsung disse que a Apple infringiu três patentes relacionadas à terceira geração da tecnologia de transmissão (3G). A fabricante afirmou que a violação da Apple é “muito grave” e acrescentou que as vendas do “iPhone 4S devem ser impedidas”.

De acordo com o porta-voz da Samsung, a empresa concedeu suas patentes a um órgão internacional que padronizou a tecnologia 3G. Ao fazer isso, a fabricante sul-coreana concordou em licenciar as patentes para qualquer competidor, incluindo a Apple. No entanto, ao entrar com a ação, a Samsung alega que a Apple não usou corretamente o conjunto de normas das patentes.

A mais recente decisão da Samsung acontece menos de um dia após o iPhone 4S ter deixado investidores e usuários pouco entusiasmados com uma versão melhorada daquela lançada mais de um ano antes.

Na terça-feira (4), a Apple rejeitou uma proposta da Samsung para pôr fim à batalha que ambas travaram na Austrália envolvendo seus tablets, o que possivelmente acabará com a viabilidade comercial do novo Galaxy.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/10/samsung-tentara-impedir-venda-do-iphone-4s-na-franca-e-na-italia.html