Uma das marcas do ano de 2018 no YouTube foi o surgimento dos vídeos ASMR. Agora a Samsung decidiu facilitar a criação deste tipo de conteúdo com um equipamento único: uma capinha de celular com duas orelhas.

Chamada de aiMo, a capinha foi criada para simular o funcionamento dos ouvidos humanos, com um microfone em cada uma das orelhas. A aparência peculiar é justamente para facilitar a captação de áudio espacial, o que significa que, se a pessoa estiver sussurrando no microfone da orelha esquerda, o espectador ouvirá o som apenas em seu ouvido esquerdo. Da mesma forma, se a pessoa falando ao microfone começar a andar em volta dos microfones, o espectador também perceberá o áudio se movimentando de um ouvido para o outro.

“O aiMo é uma solução de gravação de áudio ASMR utilizando um smartphone e uma capinha que simulam o ouvido humano. Quando gravando conteúdo ASMR com esta solução, criadores não apenas vão obter som espacial melhorado em termos de direcionamento de som, mas também produzirão sons ASMR realistas e vívidos, com software de renderização com inteligência artificial sem dispositivos de gravação profissionais. Qualquer um pode criar conteúdo sonoro ASMR de alta qualidade facilmente, mesmo em lugares abertos”, diz o comunicado da Samsung.

O projeto é uma das invenções do C-Lab, uma divisão de ideias experimentais dentro da Samsung. O aparelho será demonstrado durante a CES 2019, que acontece em janeiro, e pode vir a ser comercializado se a empresa concluir que há viabilidade comercial para o produto, mas também pode ser simplesmente cancelado sem cerimônias.

A sigla ASMR significa “Resposta Autônoma do Meridiano Sensorial” em inglês. Fãs desse tipo de conteúdo costumam relatar uma série de sensações agradáveis como leves formigamentos e arrepios na pele. Os vídeos contam áudio estranhamente agradáveis e relaxantes; pode ser, por exemplo, um cachorro mastigando comida crocante, o som de sabão sendo cortado ou simplesmente uma pessoa sussurrando.

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/samsung-revela-capinha-para-celular-com-duas-orelhas-entenda-o-motivo/80890