A empresa sofreu com as sanções impostas contra a Huawei e com restrições que o Japão impõe ao comércio com a Coreia do Sul

A Samsung Eletronics Co. informou nesta sexta-feira (5) que seu lucro operacional do último trimestre provavelmente caiu mais de 56% em relação ao mesmo período do ano passado. A gigante sul-coreana estimou que houve um lucro operacional de 6,5 trilhões de won – cerca de 21 bilhões de reais – entre os meses de abril e junho. Isso representaria uma queda de 56,3% em comparação com resultados de 2018. A empresa também disse que sua receita caiu 4% neste último trimestre, alcançando os 183 bilhões de reais, em conversão direta.

Analistas dizem que a queda nos preços dos chips de memória DRAM e NAND está afetando os lucros da empresa, que viu seu lucro operacional no primeiro trimestre cair mais de 60% em relação ao ano passado. As sanções dos Estados Unidos à Huawei, gigante de tecnologia chinesa, também podem ter contribuído para os problemas de lucro da Samsung ao reduzir suas vendas de chips e reduzir ainda mais os preços destes componentes.

Além disso, as recentes restrições adotadas pelo Japão em relação ao comércio de tecnologia afetam principalmente a Samsung. O governo japonês impôs medidas que dificultam a exportação de elementos utilizados na produção de semicondutores e telas para Coreia do Sul. A Samsung depende muito dessa tecnologia, considerando que o Japão é responsável por até 90% da produção desses elementos.

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/samsung-preve-queda-de-56-no-lucro-neste-segundo-trimestre/87688