Lembra-se do Galaxy Note 3? Ele tem ótimas especificações e um design bacana. Mas imagine como ele ficaria melhor com uma tela curva. Bem, a Samsung tentou imaginar e criou isto: o Galaxy Round.

Trata-se de uma tela AMOLED Full-HD de 5,7 polegadas, igual à do Note 3 – porém curvada para dentro. As especificações também são praticamente as mesmas: processador quad-core de 2,3GHz, 3GB de RAM, 32GB de armazenamento e bateria de 2800mAh. São 7,9mm de espessura e 154g.

Mas o que interessa aqui é a tela. Em abril de 2012, a Samsung revelou o Youm, uma tela AMOLED flexível – e a está usando aqui. Ela usa plástico na tela, em vez de vidro. Isso a torna mais durável e mais leve; mas, em tese, poderia prejudicar os ângulos de visão.

A Samsung também colocou alguns recursos por cima do Android 4.3 para aproveitar o design curvado:

  • a Bounce UX permite controlar suas músicas: se a tela estiver desligada, incline o Galaxy Round para a direita e você avança uma faixa; incline para a esquerda, e ele retrocede;
  • o Side Mirror permite navegar por álbuns de fotos e vídeos inclinando o dispositivo para a direita ou esquerda;
  • o Gravity Effect “cria interação visual com a tela ao inclinar o dispositivo”, o que parece não ter muita utilidade;
  • e o Roll Effect permite conferir as notificações, data/hora e nível de bateria quando a tela está desligada, como mostra o vídeo abaixo.

Não há qualquer justificativa razoável para esse design curvado em smartphones. Sim, talvez ele se encaixe melhor na mão, mas se este é o caso, por que não curvar só a traseira? No conceito que a Samsung apresentou no início do ano, a tela se curvava em uma das bordas, exibindo notificações nessa área. Isso parecia mais útil!

Por que a Samsung vai lançar um smartphone curvado que não parece tão útil? Talvez para ser a primeira. Segundo rumores, a LG deve lançar um produto semelhante no início de novembro; ela já começou a fabricar telas OLED flexíveis, e até uma bateria curvada para usar no dispositivo.

O Galaxy Round será lançado apenas na Coreia do Sul pelo equivalente a R$ 2.200. Ainda não há planos de lançá-lo em outros países. [ReutersMT News via Engadget; Samsung Tomorrow

Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/samsung-galaxy-round-curvado/