As primeiras características do sucessor do navegador da Microsoft já começam a ser delineadas. Na semana passada, a empresa colocou para download uma versão prévia do Internet Explorer 9. Não se trata de um browser completo, mas sim uma plataforma de testes voltada principalmente para desenvolvedores.

Ainda assim, é possível ter uma noção sobre o ótimo desempenho gráfico do padrão HTML5, próxima versão da linguagem usada para construir as páginas da internet. Nos testes, foi possível notar maior rapidez na apresentação de animações, imagens e vídeos.

Exemplo de navegação no Flickr usando versão prévia do IE9; características do navegador da Microsoft começam a ser delineadas

Ao baixar a versão prévia (bit.ly/IE_9), o usuário não vai precisar desinstalar o browser anterior da Microsoft. Ambos rodam simultaneamente.

O destaque fica com a galeria de fotos Flickr Explorer, que traz imagens do álbum virtual flutuando na navegação, e cujas fotos se ampliam a partir do clique. Ao parar o cursor sobre uma imagem, há a respectiva descrição; o internauta pode ir diretamente ao álbum da foto pressionando Ctrl e clicando com o mouse.

A velocidade do browser é comparável à dos navegadores hoje considerados mais rápidos, como o Chrome, do Google, e o Opera: o IE9 abre rapidamente sites pesados em linguagem JavaScript, como Facebook e Gmail.

Nos testes efetuados pela Folha, apenas o Gmail não funcionou: não foi possível abrir, tampouco ler e-mails.

Vídeos e fotos

A visualização de fotos e a execução de vídeos e de animações ocorreu com rapidez. A versão prévia do IE9 não traz barra de navegação. A inserção de endereços é feita por meio do Ctrl+O ou no menu Open, dentro da opção Page.

Outra opção interessante são as demonstrações gráficas do browser: na página para baixar a prévia do IE9, é possível visualizar um teste com nuvens de uma palavra mencionada no serviço de microblogs Twitter, além de estatísticas sobre ela.

Mesmo sendo uma versão de testes, o IE9 consegue dar um panorama sobre como vai ser a nova internet: mais rápida e organizada, sobretudo na informação mostrada por meio de imagens e gráficos.

Se o novo padrão HTML5 vai suplantar o Flash, como defendeu o executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, só o tempo dirá.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u735443.shtml