Mark Papermaster, o executivo da Apple que foi o responsável pelo lançamento do iPhone 4 – que tem sido alvo de enormes críticas por causa dos problemas resultantes da localização da antena – vai abandonar a empresa.

Papermaster – que foi funcionário da IBM durante 25 anos – era o chefe do departamento de engenharia de hardware do iPhone e do iPod desde o ano passado.

A sua saída da empresa tem sido ligada precisamente aos problemas registados com a antena do novo iPhone. É no canto inferior esquerdo de uma estrutura metálica que envolve o smartphone (que fica naturalmente em contacto com a mão quando se pega no telefone) que está a antena usada para captar o sinal da rede móvel.

Ora, quando se pega no telefone de forma natural, o telemóvel perde cobertura de rede. Esta circunstância desatou um coro de críticas por parte dos utilizadores.

A Apple não comentou, porém, as razões da saída de Papermaster.

Pouco depois do lançamento do novo aparelho, em Junho, a influente organização Consumer Reports revelou os resultados de uma investigação conduzida pelos seus peritos que confirmava o problema, impedindo-a de recomendar o produto.

Inicialmente, a Apple desdramatizou os problemas. Porém, como estes persistiram, a empresa viu-se obrigada a dar aos seus clientes umas capas de protecção, gratuitamente. Na conferência de imprensa em que isto foi anunciado, Mark Papermaster não estava presente.

Na mesma ocasião, Steve Jobs – o director-executivo da empresa – admitiu finalmente que a companhia e o seu telefone “não são perfeitos”.

Apesar de tudo, o iPhone 4 foi um sucesso comercial, tendo vendido uma média de um milhão de exemplares por semana nas três primeiras semanas após o seu lançamento.

Um porta-voz da Apple indicou que as funções desempenhadas por Papermaster seriam assumidas por Bob Mansfield, que actualmente supervisiona os produtos Macintosh.

Fonte: http://www.publico.pt/Economia/apple-responsavel-pelo-lancamento-do-iphone-4-sai-da-empresa_1450581