Os celulares são um dos responsáveis pela queda da população de abelhas na Europa e na América do Norte, afirmam cientistas de uma universidade na Índia ouvidos pelo Daily Telegraph.

Pesquisadores da Universidade Punjab, de Chandigarh, na Índia, afirmam ter estabelecido uma relação entre a radiação emitida pelos celulares e a perda de orientação de navegação das abelhas.

Em uma experiência controlada, eles compararam o comportamento e a produtividade das abelhas em duas colmeias. Uma tinha dois celulares, que funcionavam por 15 minutos, dias vezes ao dia. A outra tinha aparelhos falsos.

Depois de três meses, a colmeia com os celulares apresentou redução no número de ovos postos pela rainha, o fim da produção de mel e um declínio no número de abelhas operárias que retornavam á colmeia depois de colher pólen.

Em artigo, os pesquisadores Ved Prakash Sharma e Neelima Kumar escreveram que “o aumento no uso de gadgets tem causado uma eletropoluição do ambiente. O comportamento e a biologia das abelhas são afetados pelo eletronevoeiro porque elas têm magnetita em seus corpos, o que as ajuda na navegação”.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/06/01/radiacao-de-celulares-colabora-para-sumico-de-abelhas-afirma-estudo/