O domínio facemash.com, criado em 2003 por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, foi colocado à venda nesta semana pela empresa americana Flippa, especializada no comércio de websites. A página é considerada um protótipo da rede social Facebook, que hoje conta com mais de 500 milhões de pessoas cadastradas.

No leilão, quem oferecer 150.000 dólares leva o domínio imediatamente. Até agora, contudo, os lances alcançaram a marca de 15.000 dólares.

O facemash.com foi previamente utilizado por Zuckerberg para abrigar um serviço conhecido como “Hot or Not”, em que o visitante deveria comparar fotos de duas estudantes da Universidade de Harvard, onde Zuckerberg estudava, e decidir qual era a mais bonita. Semanas após seu lançamento, contudo, diretores da instituição decidiram tirar a página do ar, alegando que ela denegria a imagem das estudantes. Mais tarde, Zuckerberg teria utilizado as ideias apresentadas ali para criar o Facebook.

“Essa é uma peça da história da internet. A história de um site que só perde para o Google em influência global”, diz o atual proprietário do domínio, identificado apenas como Jaano. Ele afirma que o domínio passou a atrair mais visitantes desde que o filme The Social Network, que conta a história do Facebook, entrou em cartaz nos Estados Unidos, na semana passada.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/site-considerado-como-prototipo-do-facebook-sera-leiloado