Hoje não existe câmera que tire fotos (ou faça vídeos) de 360º de uma posição única. Algumas máquinas oferecem o recurso que chamam de fotos panorâmicas, mas que têm que ser tiradas movimentando o equipamento. O resultado nem sempre é bom, já que as imagens ficam distorcidas pela movimentação desalinhada ou por eventuais tremores da mão ou do braço do usuário.

Uma empresa japonesa chamada Ricoh pensou, então, que se fosse fácil fazer imagens em 360º, o resultado poderia ser “divertido”, nas palavras da própria Ricoh. Criou, assim, um protótipo de câmera ominidirecional. Trata-se de uma haste com duas lentes “olho de peixe” posicionadas em lados opostos. Cada uma com a capacidade de “enxergar” 180º. O sistema embutido no aparelho combina as imagens em uma única foto de 360º e envia, de forma automática, o arquivo para um smartphone ou tablet.

O dispositivo, por enquanto, apenas tira fotos, mas a ideia dos desenvolvedores é incluir a capacidade de filmar também. Como se trata de um protótipo, as especificações técnicas ainda não foram definidas, segundo a empresa. Ao contrário das fotos panorâmicas que se conhece hoje, as imagens geradas por essa câmera da Ricoh são capazes de ver tudo, inclusive o que está acima e abaixo das lentes.

Neste vídeo, você entende um pouco melhor como funciona o aparelho:

Fonte: http://planetech.uol.com.br/2013/02/07/prototipo-de-camera-japonesa-faz-imagens-em-360-graus/