A integração da infraestrutura de banda larga do Governo do Estado com a da Telebrás é uma das prioridades do termo de cooperação técnica firmado entre o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e a estatal da União.  A iniciativa faz com que o Espírito Santo seja um dos primeiros estados a fazer uma parceria desse tipo com a Telebrás.

O acordo é uma das ações do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e prevê que a Rede Nacional da empresa da União estará interligada à Rede Metrovix. Esta será responsável pela interconexão de cerca de 100 pontos de acesso de diversas secretarias estaduais, além de empresas e órgãos públicos vinculados ao Governo do Estado na Capital. Com uma velocidade mínima de 1 gigabyte por segundo, essa estrutura, orçada em R$ 9,77 milhões, possui 55 km de extensão e deverá estar em pleno funcionamento no primeiro trimestre de 2011.

A diretora técnica do Prodest, Sylvia Abaurre, destaca que as duas instituições estão elaborando um plano de trabalho, para que as ações sejam realizadas em conjunto. Para o presidente da autarquia, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, a parceria será fundamental para melhorar o fluxo das informações entre os órgãos governamentais e, consequentemente, a qualidade dos serviços eletrônicos proporcionados aos cidadãos.

Lançado em 2010, o PNBL tem como uma de suas metas o estabelecimento da Rede Nacional da Telebrás, que utilizará fibras ópticas. Essa estrutura terá como foco prioritário constituir uma rede corporativa federal nas capitais. Além disso, vai atender a pontos de governo e de interesse público e ofertar uma nova infraestrutura tecnológica em localidades sem prestadores de serviço de banda larga. Até 2014, a intenção é atingir 4.278 cidades brasileiras e fazer com que os órgãos públicos nos níveis federal, estadual e municipal tenham acesso à internet de alta velocidade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Prodest
Eric Lopes Menequini
Tel.: (27) 3636-7175

comunicacao@prodest.es.gov.br
http://twitter.com/prodestcomunica
www.vimeo.com/prodest