O segundo trimestre deste ano apresentou recorde no volume migrações efetivadas de portabilidade numérica no Brasil. De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) – Entidade Administradora do serviço – foram 1,08 milhão de portabilidades numéricas efetivadas entre 1º de abril e 30 de junho.

Nos mesmos três meses de 2009, 866 mil pedidos de migração de operadora com manutenção do número do telefone foram concluídos e, no primeiro trimestre deste ano, a ABR Telecom mostra que entre janeiro e março foram realizadas 1,02 milhão de efetivações de portabilidade numérica para telefones fixos e móveis.

Conforme levantamento da ABR Telecom, o índice de eficiência da portabilidade numérica no País foi de 93,77% no mês de junho último, o que representa um retrato do momento. De acordo com a entidade, a eficiência considera fatores como as solicitações prontas aguardando o agendamento, os pedidos em processamento dentro do prazo regulamentar, as desistências de portabilidade por parte do usuário e a apresentação de documentação conforme o modelo brasileiro determina.

O cálculo simples, com base nos dados de migrações pedidas e concluídas, não representa o atendimento à expectativa do usuário, nem a eficiência da portabilidade no Brasil. Até o dia 30 de junho, 5,5 milhões dos pedidos de portabilidade numérica foram concluídos, sendo 70% para usuários de telefones móveis e 30% para assinantes do serviço fixo.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23227&sid=8