Usuários americanos do Gmail, serviço de e-mail do Google, receberam nesta terça-feira uma rara mensagem da empresa. O comunicado informa que a companhia chegou a um acordo com usuários encerrando um ação coletiva que a acusava de violação de privacidade. O gigante de buscas aceitou fazer uma doação de 8,5 milhões, mas o dinheiro não irá para os reclamantes. A verba será destinada a um fundo independente que patrocina organizações que promovem educação e políticas de privacidade na web.

A ação foi motivada por um episódio relacionado ao Google Buzz, rede social lançada em fevereiro pela empresa. Logo após o lançamento da rede, todos os usuários do Gmail passaram, compulsoriamente, a integrar o site. Dessa forma, listas de contatos e outros dados dos usuários foram expostos sem permissão dos mesmos.

“O Gmail raramente contata seus usuários por e-mail, mas nós resolvemos fazer uma exceção para que vocês saibam do acordo”, disse a mensagem. “O acordo reconhecia que nós rapidamente mudamos as configurações do serviço de acordo com as preocupações dos usuários.”

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/por-expor-usuarios-google-doara-us-8-5-milhoes