O mouse é um dos componentes tecnológicos que menos avançou no decorrer dos anos. O máximo que conseguiu foi um leitor óptico para substituir a “bolinha” localizada na base. No entanto, a Microsoft Research – área da empresa destinada a pesquisas – quer mudar essa visão de periférico arcaico que o mouse tem. Para isso, pesquisadores do setor estão desenvolvendo um mouse com recurso multitouch.
Os pesquisadores desenvolveram um hardware capaz de identificar, além do cursor na tela, também a posição dos dedos sobre o mouse, permitindo uma interatividade no mínimo diferente.
Em seu relatório, os pesquisadores apontam que o mouse possui um grande potencial quando se trata de computação de superfície, além de um formato confortável para o usuário. No entanto, de acordo com os pesquisadores, alguns protótipos e produtos existentes com o multitouch não estão utilizando a tecnologia de forma a explorar todo o seu potencial.
Por enquanto, os testes feitos identificaram que a agilidade do cursor ainda é lenta em comparação a telas multitouch.
Dê uma olhada no vídeo abaixo para entender como o mouse funcionaria:

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/pesquisadores-da-microsoft-research-desenvolvem-novo-conceito-de-mouse/13687