Engenheiros da Universidade Técnica de Munique (Alemanha) e do Japão criaram um rosto robótico com características que se assemelham a uma face humana. Os detalhes são tão realísticos que são capazes de reproduzir até mesmo o bater das pálpebras dos olhos. O resultado final do projeto se assemelha às máquinas vistas no filme “Eu, Robô”.

Chamada de “Mask-bot”, a máscara robô ainda pode mover a cabeça, levantar as sobrancelhas e falar de forma natural. Além disso, o protótipo é brilhante o suficiente para funcionar em ambientes escuros, pois possui uma camada de tinta luminosa que gera uma espécie de brilho no interior da máscara de plástico.

Em breve, o sistema também poderá ser implantado em vídeoconferências. “Normalmente, os participantes são mostrados na tela. Com a ‘Mask-bot’, porém, você pode criar uma réplica realista de uma pessoa que realmente se senta e fala com você na mesa de conferência. A máscara também poderá ser usada para homens e mulheres, ou fornecer um aparelho feito sob medida para cada indivíduo”, explica Kuratate.

Os pesquisadores de Munique já trabalham na próxima geração do rosto robótico. A “Mask-bot-2” virá com a máscara, projetor e um computador que irá controlar todos os comandos dentro de um robô móvel. Kuratate acrescenta que “esses sistemas poderão em breve ser usados como companheiros para idosos que passam muito tempo sozinhos”. Assista abaixo um vídeo demonstrativo do projeto:

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/pesquisadores_criam_mascara_robotica_capaz_de_imitar_reacoes_humanas