Ray Ozzie deixa cargo de chefe de arquitetura de software da Microsoft.

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (18) que o executivo e engenheiro Ray Ozzie, chefe de arquitetura de software da empresa, vai deixar a companhia nos próximos meses. Em e-mail publicado no site da Microsoft, o presidente da companhia, Steve Ballmer, informou que Ozzie já deixou o cargo de chefia, e deve trabalhar apenas no período de transição até que seja apontado um novo “comandante” para o departamento de software da empresa.

Ozzie, ao lado de Ballmer, era um dos substitutos do fundador da empresa, Bill Gates, que chegou a acumular o cargo de presidente e chefe de arquitetura de software. Na Microsoft desde 2005, ele capitaneava o desenvolvimento da plataforma Windows Azure, uma das apostas da companhia na área de computação em nuvem. No Azure, há uma integração maior entre programas instalados no computador e bancos de dados e aplicativos hospedados na internet.

De acordo com o comunicado, Ozzie “vai continuar com a empresa enquanto promove uma transição de equipes e de projetos estratégicos em andamento na organização”. Depois, afirma o e-mail de Ballmer, “antes de se aposentar da Microsoft, Ray vai focar seus esforços em uma área mais ampla de entretenimento, na qual a Microsoft possui investimentos.”

Trata-se da terceira baixa relevante no alto escalão da Microsoft nos últimos meses. No início de setembro, Stephen Elop deixou a liderança da divisão de negócios da empresa – responsável pela venda do Office, uma das principais fontes de lucro da Microsoft – para assumir o comando da Nokia. Robbie Bach, presidente da unidade de entretenimento e equipamentos de consumo, também anunciou que deixará o cargo ainda em 2010.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/10/pai-do-windows-do-futuro-anuncia-que-vai-deixar-microsoft.html