Nos últimos meses, Facebook e Orkut tem travado uma curiosa batalha: um tenta copiar o outro. Os adversários emulam modelos que, em algum momento, tiveram êxito e caíram no gosto dos usuários do oponente. Foi assim com o recente lançamento da ferramenta de grupos do Facebook; foi assim também com a valorização dos “aplicativos sociais”, como Colheita Feliz, no site do Google.

Preocupado com o crescimento vertiginoso do Facebook no país, o Orkut voltou a atacar. Desta vez, o Google, proprietário da rede social, disponibilizou aos mais de 50 milhões de cadastrados a nova mudança visual do site, que será gradual – e sem a necessidade de convite, a exemplo de sua última grande reformulação.

O Orkut segue agora a política de que o usuário é o dono da rede social, com a ampliação da foto do perfil, uma tabela que reúne informações da conta e uma nova navegação, por meio de um menu localizado à esquerda da tela do computador.

Segundo pesquisa produzida pela empresa de métricas Comscore, o Facebook cresceu vertiginosamente no país em 2010 – cerca de 270% -, alcançando 12,11 milhões de visitas únicas. Contudo, engana-se quem pensa que o Orkut ficou para trás: a rede social também ampliou seu alcance – 28% no mesmo período, com 31,27 milhões de visitas únicas.

Fonte: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/orkut-ganha-novo-visual-e-lembra-de-novo-o-facebook_102357/