Isso é que é rapidez. A operadora de comunicações Verizon completou um teste de campo de encher os olhos do internauta em sua rede de fibra óptica FiOS. No teste, foi possível chegar à largura de banda de quase 1 gigabit por segundo (Gbps) para um cliente corporativo da cidade de Taunton, em Massachusetts (EUA).

A demonstração, que foi feita em junho por meio da rede óptica passiva gigabit (GPON, na sigla em inglês) da Verizon, foi concebida para mostrar que os equipamentos atuais de FiOS podem suportar larguras de banda mais altas – como a de 1 Gbps – sem grandes mudanças na rede, afirmou a empresa.

Desenvolvida pela Motorola, a plataforma GPON suporta larguras de banda de até 2,4 Gbps no modo downstream e 1,2 Gbps em upstream para os clientes conectados à rede óptica passiva.

Com o teste, a Verizon quis mostrar que a FiOS é mais que capaz de entregar bandas que superam de longe as velocidades máximas atuais. Para os consumidores americanos, a Internet entregue hoje pela rede FiOS chega a 50 Mbps em downstream.

“Este tipo de capacidade de banda dará à Verizon a possibilidade de continuar a atingir as necessidades dos clientes de FiOS com a oferta de mais banda para ser utilizada em serviços como 3DTV, Ultra HDTV, jogos multiplayer e videoconferência HD”, disse Brian Whitton, diretor-executivo do grupo de tecnologia da Verizon, em comunicado.

O direito de oferecer serviços adicionais via banda larga sem vínculo com regras de neutralidade de rede – ou seja, com priorização de tráfego – foi um dos destaques de uma proposta divulgada em 9/8 pela Verizon em conjunto com a Google. Deste então, o plano tem sido alvo de críticas.

As velocidades reais de campo foram de 925 megabits por segundo (Mbps) para um servidor local, e mais de 800 Mbps para os servidores regionais de teste de velocidade da Verizon. O serviço FiOS existente foi mantido e os testes não degradaram os serviços de voz, dados e vídeo contratados pelo consumidor, afirmou a empresa.

A Verizon tem grandes planos para sua marca FiOS. A empresa tem trabalhado com a Motorola para desenvolver um tablet que permitiria aos clientes assistir à TV digital via FiOS.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/08/16/operadora-dos-eua-testa-com-sucesso-banda-larga-de-1-gigabit/