O novo presidente Apple, Tim Cook, mostrou nesta terça-feira (4) o iPhone 4S. Após 15 meses, o sucessor do iPhone 4 chega com o mesmo formato da versão anterior, mas com processador mais veloz de dois núcleos, câmera atualizada com 8 MP, maior velocidade de conexão à internet via rede de telefonia celular e um sistema inteligente de interação via voz. O usuário poderá, por exemplo, “perguntar” para o iPhone se “vai chover hoje”, e o aparelho encontrará a informação na internet. O sistema, batizado de Siri, estará disponível inicialmente em inglês, francês e alemão.

empresa aproveitou o evento ainda para remodelar sua linha de tocadores mp3, o iPod, que teve preços reduzidos nos Estados Unidos.

O novo iPhone 4S é duas vezes mais rápido que a versão anterior, segundo a Apple, com os gráficos sendo processados 7 vezes mais rapidamente com um novo chip gráfico. O iPhone 4S tem bateria que suporta 8 horas de conversa em 3G, 14 horas em Edge, 9 horas de conexão wi-fi e pode baixar dados duas vezes mais rapidamente do que a versão anterior. A nova bateria é capaz de reproduzir 10 horas de vídeo e 40 de música.

Com o Siri, a tecnologia de reconhecimento de voz, o usuário pode fazer perguntas para que o iPhone haja como um “assistente inteligente”. Pressionando o botão Home, o Siri é acionado. Se o usuário pergunta “preciso levar um guarda-chuva?”, o iPhone apresentará o aplicativo de tempo. “Como faço para ir até a farmácia?”, e o aparelho abre o aplicativo mapa, mostrando a rota mais fácil. Quando o usuário pergunta “qual é a hora em Paris?”, o iPhone abre o relógio. O despertador do aparelho é acionado quando o usuário fala “me acorde às 6 horas da manhã amanhã”.

É possível enviar mensagens de texto por meio de voz. Quando o usuário recebe um torpedo, ele pode falar “leia minha mensagem” para que o iPhone leia o texto. A resposta pode ser feita da mesma forma, falando para responder e falando em voz alta a mensagem.

A conexão à internet pelo celular utiliza tecnologia HSDPA, uma evolução do chamado padrão 3G. O modelo atinge até 14,4 Mbps de velocidade de download, contra 7,2 Mbps do iPhone 4. O mesmo aparelho é capaz de funcionar tanto em redes de telefonia com sistema GSM, como a maioria das utilizadas no Brasil, e CDMA, tecnologia ainda em voga nos Estados Unidos.

A empresa também anunciou que fez um atualização no sistema de antenas do aparelho –após o lançamento do iPhone 4, muitos usuários tiveram problemas com o aparelho por causa disso e o caso ficou conhecido como ‘Antenagate’. O iPhone 4S tem um sistema wireless que permite que ele alterne entre duas antenas para melhorar a qualidade das ligações.

Mais informações confira no site do G1 : http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/10/apple-apresenta-o-novo-iphone-4s-e-renova-linha-de-tocadores-ipod.html