Um novo aplicativo da Apple batizado de “Meteor Counter” ajudará a Nasa a rastrear os meteoritos que caem no planeta a partir de informações enviadas pelos usuários, anunciou a agência norte-americana na terça-feira (13).

Todos os dias, cerca de 40 toneladas de meteoritos caem no planeta, embora quase todos sejam pequenos e se desintegrem sem causar danos à atmosfera terrestre.

Com o objetivo de receber informações sobre os restos dos meteoros, a Nasa e a Apple criaram a ferramenta para que os usuários contribuam com as pesquisas da agência espacial por meio de seus smartphones.

“Com o aplicativo, pessoas de todo tipo podem contribuir para uma autêntica pesquisa da Nasa”, disse Bill Cooke, do Escritório de Meteoritos da agência, que patrocinou o projeto. “Os dados fornecidos pelos cidadãos nos ajudarão a descobrir novas chuvas de meteoros, localizar os rastros dos cometas e criar um mapa da distribuição dos meteoritos ao redor da órbita da Terra”, acrescentou Cooke.

O aplicativo está disponível de maneira gratuita na App Store e pode ser baixado para iPhone, iPad e iPod touch. O programa usa uma interface que simula um piano, onde cada tecla é destinada a identificar cada tipo de meteorito em relação ao seu tamanho e luminosidade.

“Cada vez que alguém avistar um meteoro, simplesmente deve pressionar a tecla correspondente a seu brilho. As teclas da esquerda correspondem aos meteoros que têm uma luz tênue visível à simples vista, e as teclas da direita representam assombrosas bolas de fogo”, explicou.

Depois disso, o próprio aplicativo carrega os dados para que sejam processados pelos funcionários da Nasa, que registram o momento no qual foi avistado o meteorito, sua magnitude e localização

Fonte: g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/12/aplicativo-da-apple-permite-informar-nasa-sobre-meteoritos.html