O Google anunciou nesta terça-feira a versão mais recente do YouTube mobile, que poderá ser usada fora dos EUA. Segundo a empresa, esta edição é tão rápida como uma aplicação nativa de um smartphone.

O Google queria melhorar a forma como o YouTube funciona através de um browser móvel, pois o site está sendo acessado cerca de 100 milhões de vezes por dia desta forma. O tráfego da página por meio de dispositivos mobile cresceu 160% em 2009, em comparação com 2008.

“Nós queremos torná-lo rápido o suficiente para que ele rode em qualquer navegador, em diferentes plataformas”, disse Andrey Doronichev, gerente de produto do YouTube móvel.

O site mostra toda a sua velocidade quando acessado por meio de redes 3G e Wi-Fi. Anteriormente, alguns usuários tiveram uma má experiência quando tentavam usar o YouTube em pontos Wi-Fi e 3G considerados lentos. Agora, se isso acontecer, eles podem mudar a resolução do vídeo, para que a velocidade melhore.

O Google também criou uma versão otimizada do YouTube para o iPad e, recentemente, adicionou o suporte para o iPod touch, na versão 2 do seu sistema operacional. Doronichev declarou que o aplicativo está usando a tag <video> do HTML5, assim como outras inovações para este padrão em navegadores como o Safari. O novo YouTube também ganhou botões otimizados para dispositivos touchscreen, com ícones como “home”, “navegar” e “favoritos”, entre outros, ganhando um tamanho maior.

O novo YouTube mobile também traz uma série de funcionalidades que só estavam disponíveis na versão voltada para PCs. Agora, é possível criar listas de reprodução, sugestões de busca e usar as features “Gostei” e “Não gostei” aos vídeos. Esta edição também adiciona botões para compartilhar conteúdo em redes sociais como o Facebook e o Twitter.

“A coisa mais importante neste novo produto é a consistência”, disse Doronichev. “Nós Nós trabalhamos duro para deixá-lo tão consistente quanto a versão usada em PCs.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/08/24/nova-versao-do-youtube-mobile-se-destaca-pela-sua-velocidade/