SÃO PAULO – Protótipo criado por alunos da Universidade de Stanford pode ser desmontado em 30 segundos para facilitar a reciclagem de seus componentes.

Em um ano, os estudantes de engenharia mecânica criaram o Bloom, um “laptop reciclável” feito em parceria com alunos da Universidade Aalto, na Finlândia.

O desafio foi proposto pela empresa Autodesk, que patrocinava o projeto, e pediu um produto eletrônico para o consumidor final que fosse completamente reciclável.

Os alunos de Stanford passaram seis meses analisando por que as pessoas não reciclavam seus eletrônicos – e o que as faria fazer isso. A ideia era encontrar os elementos que impedem o produto de ser mais ecológico – e a resposta era mais simples do que parece.

Quase tudo em um laptop é reciclável – plástico, metal e vidro. O problema é que esses materiais estão completamente integrados a fios e placas e é preciso separá-los antes da reciclagem. Embora pareça simples, esse é um processo que leva pelo menos 45 minutos e exige o uso de pelo menos três ferramentas e 120 passos diferentes.

Já o Bloom pode ser desmontado a mão em 30 segundos e apenas 10 passos. Além disso, o computador vem com um envelope com uma postagem pré paga atrás da tela, que pode ser usada para a pessoa enviar as placas e circuitos para uma instituição especializada em sua reciclagem.

O projeto é ainda um protótipo, mas a empresa Engel-Hall dmosntrou interesse em desenvolver a tecnologia no futuro.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/notebook-desmonta-em-30-segundos-09112010-45.shl