Para oferecer mais segurança aos usuários de smartphones,  o Instituto de Tecnologia da Nokia (INdT) desenvolveu uma um aplicativo que usa reconhecimento facial como senha. O Facelock já está disponível gratuitamente na loja de aplicativos Ovi Store.

O aplicativo compara duas imagens, uma previamente armazenada no aparelho, e outra, capturada pela câmera do dispositivo, para então desbloquear o telefone. O usuário também pode configurar uma senha para liberar o uso do aplicativo. Por enquanto, o recurso funciona apenas em modelos equipados com Symbian^3, incluindo as atualizações Anna e Belle.
O aplicativo surgiu durante uma competição entre hackers, chamada Hackathon, que aconteceu durante o evento Nokia World 2010. O INdT conseguiu o primeiro lugar, investindo no conceito de biometria e segurança em smartphones.

“A ideia é substituir a velha senha, que as pessoas usam para proteger seus aparelhos, por uma tecnologia mais eficiente, como a biometria. No lugar da senha, o usuário encara o aparelho olhando para a câmera frontal e é reconhecido”, explica o pesquisador do INdT e um dos criadores do Facelock, Jackson Feijó.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2011/11/18/nokia-lanca-app-gratuito-de-reconhecimento-facial/