hiroshi-yamauchiHiroshi Yamauchi, antigo presidente e acionista da Nintendo, criador do negócio de videogame da companhia, morreu hoje, aos 85 anos. Ele estava internado em um hospital de Kyoto com pneumonia.

Yamauchi trabalhou ativamente na Nintendo de 1949 a 2002, sendo até hoje o segundo maior acionista da empresa. Em março de 2012, era o 12º homem mais rico do Japão e 491º homem mais rico do mundo, com uma fortuna de aproximadamente US$ 2,5 bilhões.

O empresário foi um dos principais responsáveis por transformar a pequena empresa de cartas na gigante dos games. No início da década de 1980, Yamauchi conheceu o engenheiro Gunpei Yokoi, também já falecido, que o ajudou a montar uma divisão de jogos eletrônicos. A Nintendo então lançou a série de pequenos aparelhos eletrônicos equipados com uma tela de cristal liquido, chamados Game & Watch e em 1981, já com a participação do designer Shigeru Miyamoto, seu primeiro arcade de sucesso, o Donkey Kong, que revelou dois principais personagens dos games: o gorila-título, e Mario, que se tornaria mascote da empresa

Pela gestão de Yamauchi passaram os lançamentos do NES, SNES, N64 e do Gamecube, console que sofreu uma dura concorrência da Sony, com o PlayStation 2, e da Microsoft, com o Xbox.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2013/09/19/morre-criador-dos-videogames-nintendo-hiroshi-yamauchi/