Telas sensíveis a toques são unanimidade hoje, e a tendência é de que elas continuem sendo o centro das atenções por um bom tempo. Aproveitando esse gancho, a Microsoft, numa competição de inovação para estudantes, apresentou um protótipo de teclado para desktops que se aproveita de uma touchscreen para facilitar a vida do usuário.

Ainda sem nome e previsão de lançamento, o protótipo assemelha-se a um teclado convencional, mas chama a atenção uma tela que abrange toda a sua extensão na parte de cima do acessório. Ela é sensível a toques e dinâmicas, podendo apresentar atalhos, ícones e outros itens que auxiliam o uso, eliminando a necessidade de memorizar combinações complexas de teclas.

Além da grande tela, cada tecla é, na realidade, um mini display, o que lembra bastante o lendário Optimus Maximus. Com a ajuda de um programa instalado no Windows, é possível alterar o layout do teclado, e até mesmo usar uma grande imagem como “wallpaper”.

O conceito é muito legal, mas existe um probleminha que, até o momento, ninguém questionou: quem sabe escrever não olha para o teclado. A tela LCD no topo pode até ter utilidade, mas se tivermos que olhar para ela sempre que for preciso, e isso provavelmente acontecerá já que aparentemente não há um retorno tátil, o fluxo da escrita acaba se perdendo. Enfim, detalhes aos quais a equipe de engenharia deveria estar atenta…

O Laboratório de Ciências Aplicadas da Microsoft criou algumas dezenas de protótipos desses teclados, que serão usados na competição UIST 2010. Dois vídeos mostrando o funcionamento do teclado podem ser vistos pelos atalhos youtu.be/ojusRO38Tdc e youtu.be/n0MEhKk9xg4 .

Mais informações sobre a competição (restrita a estudantes norte-americanos), organizada pela Association for Computing Machinery (ACM), podem ser obtidas pelo site oficial da UIST 2010 em acm.org/uist/uist2010 ou no site da Microsoft, em microsoft.com/appliedsciences/content/projects/uist.aspx . Na Microsoft também é possível saber mais sobre os protótipos dos teclados.

Fonte: http://www.geek.com.br/posts/13632-microsoft-mostra-prototipo-de-teclado-lcd-daptativo