A Microsoft lançou na semana passada um protótipo de seu JQuery Globalization Plug-in para  “globalizar” as aplicações JavaScript,  disse um funcionário da empresa em um post no blog que acompanha.

O plugin trabalha com a bliblioteca javascript jQuery, que é utilizado no pacote Microsoft Visual Studio.

“Este plug-in inclui informações sobre globalização para mais de 350 diferentes culturas. Nós o lançaremos  para a comunidade open-source”, disse o vice-presidente corporativo de desenvolvimento da Microsoft Division, Scott Guthrie, em seu blog.

O plug-in do protótipo permite que os desenvolvedores analisem e formatem os números, moedas e datas para as diferentes culturas em JavaScript, disse Guthrie. Ele utiliza tags de linguagem definidas nos padrões RFC 4646 e 5646.

O download inclui uma pasta chamada “globinfo”, que contém informações para cada uma das culturas. Os comentários a respeito do plug-in no blog de Guthrie foram bastante positivos.

“Isto definitivamente me salvará por algum tempo em meus próximos projetos. O sistema de globalização e localização é um ponto importante em nossas aplicações ASP.net e havia uma falta de disponibilidade de bibliotecas adequadas próximas ao cliente”, disse um comentarista.

A Microsoft divulgou, recentemente, versões internacionais do Visual Studio 2010.

http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/06/14/microsoft-apresenta-plug-in-para-globalizar-aplicativos-javascript/