Microsoft inaugurou nesta quinta-feira, em Taiwan, um centro de computação na nuvem, construído em Taipei para prover serviços em parceria com empresas locais. A produtora de software também fechou acordo com duas fabricantes taiwanesas para fabricação de servidores com novo design para virtualização. O anúncio da aliança foi durante a Computex, feira de eletrônicos, que acontece em Taipei até sábado, 5/6.

Batizado de centro de excelência de software e serviços, o projeto é o primeiro da Microsoft nesta área na Ásia. O empreendimento foi anunciado em novembro do ano passado.

A Microsoft vem há 20 anos trabalhando com companhias tawainesas e ampliou a aliança. O novo projeto tem o objetivo de licenciar patentes de seu portfólio e compartilhar conhecimentos em software com empresas, universidades e institutos de pesquisas daquele país. A Microsoft quer acelerar o desenvolvimento de aplicações para conectar dispositivos por meio de processamento na nuvem.

Já para aumentar a oferta de serviços virtualizados, a Microsoft firmou acordo com as fabricantes gigantes de laptop Quanta Computer e a Compal Eletectronics, ambas de Taiwan.

As três companhias planejam desenvolver uma nova geração de servidores desenhados para funcionar em contêineres dentro dos data centers. O novo modelo, segundo a Microsoft, além de ser mais seguro, virá com a proposta de reduzir custos dos centros de processamento na nuvem.

A Microsoft espera ter os primeiros protótipos dessas máquinas em meados do segundo semestre.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/06/03/microsoft-abre-centro-computacao-na-nuvem-em-taiwan/