Usuários do Facebook ficam em posição de prancha para participar do planking

Um estudante australiano morreu depois de participar de um jogo no Facebook chamado ‘planking’. A brincadeira consiste em postar uma foto na rede social em posição de prancha, em superfícies estranhas, como se o corpo fosse o objeto. Ganha quem consegue ter mais “curtir” nas imagens postadas.

O jovem Acton Beale, de 20 anos, vivia em Queensland, na Austrália, e foi encontrado morto depois de cair de um prédio de sete andares. Testemunhas citadas pela polícia local afirmaram que o rapaz se equilibrava em um parapeito de cinco centímetros de espessura para tirar uma foto.

A morte comoveu a Austrália e gerou discussões no parlamento local, que pediu ao Facebook que retire do ar todas as comunidades relacionadas ao assunto. A primeira ministra australiana, Julia Gillard, comentou que uma coisa é tirar fotos em lugares inofesivos para divertimento, mas outra é arriscar a vida.

A polícia australiana já havia alertado os jovens sobre os perigos da nova mania após uma pessoa ter sido fotografada brincando sobre uma viatura policial. Segundo Ross Barnnet, vice-comissário de polícia de Queensland, “a brincadeira vai ficar mais perigosa à medida que os internautas tentam fotos mais difíceis”.

O alerta parece ter funcionado da maneira contrária, pois as páginas do jogo no país cresceram de 90 para 135 mil fãs. A equipe da rede social não comentou o caso.

Fonte: http://mtv.uol.com.br/memo/jovem-cai-de-predio-e-morre-ao-tirar-foto-para-jogo-no-facebook