Gabriel Falcão Fernandes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, concebeu nos últimos quatro anos um programa informático “que assegura a ausência de falhas, por mínimas que sejam, quando se assiste a um programa de televisão, durante uma conversação ao telemóvel, ou quando se navega na Internet”.

Em declarações à Lusa, o investigador disse hoje que a grande inovação da aplicação reside “no facto de dispensar ‘hardware’ dedicado como acontece nos sistemas actuais, o que faz baixar o custo do equipamento, e simultaneamente aumenta a qualidade e eficiência da comunicação”.

Gabriel Falcão Fernandes sublinhou que “um exemplo de equipamento onde a solução pode ser aplicada, é em ‘boxes’ como a da Meo ou de outras operadoras de televisão por cabo e satélite”.

Segundo Gabriel Falcão, a aplicação informática estará disponível ao público a partir de Janeiro do próximo ano.

Neste momento, referiu, existem contactos de empresas estrangeiras para comercializar o programa, mas “os cenários ainda estão a ser analisados”.

A investigação foi recentemente galardoada com o segundo lugar no Fraunhofer Portugal Challenge 2010 – no âmbito de um concurso de ideias promovido pela Fraunhofer AICOS (Alemanha) – a maior e mais prestigiada associação europeia de investigação dirigida para o mercado, que possui a patente do mp3.

A tecnologia desenvolvida pelo investigador da Universidade de Coimbra apresenta também grande potencial de aplicação na área da Medicina, nomeadamente em sistemas de endoscopia e cirurgia artroscópica, salienta uma nota de imprensa da instituição.

Também a indústria automóvel pode vir a incorporar este programa na detecção automática de peões e de limites de velocidade.

Fonte: http://www.publico.pt/Tecnologia/investigador-cria-programa-que-detecta-e-corrige-falhas-nas-telecomunicacoes_1463937