A HP anunciou, nesta sexta-feira (9), que irá transformar o sistema operacional webOS em um projeto open source (de código aberto), para que o poder de desenvolvimento de uma comunidade possa ajudar no crescimento e na inovação do software.

“A HP vai continuar ativa no desenvolvimento e suporte do webOS. Vamos combinar a plataforma webOS com o poder da comunidade open source”, anunciou a companhia, em um comunicado à imprensa.

Com a mudança, a HP informa que tornará o código por trás do webOS disponível sob a licença open source para que desenvolvedores e parceiros possam fazer melhoras e novas versões do sistema. A ideia é que a publicação do código acelere o desenvolvimento do software.

O webOS foi comprado pela HP junto com a aquisição da Palm, que desenvolveu o sistema. Em novembro, surgiram boatos de que a HP estaria tentando vender o software.

O futuro do webOS ficou em risco depois que a companhia decidiu encerrar a produção de seu tablet TouchPad, que utilizava o sistema operacional –as fracas vendas levaram ao encerramento da produção do dispositivo.

fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/12/hp-transforma-webos-em-projeto-de-codigo-aberto.html