O site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está fora do ar desde as 8h desta terça-feira (8) devido a um ataque de hackers. Segundo a agência, os invasores da página identificam-se como representantes de um movimento chamado Diga Não a Belo Monte, que é contrário à construção da hidrelétrica no rio Xingu, no Pará.

Por conta do problema, a reunião desta terça-feira da diretoria da Aneel, prevista para as 9h, ainda não começou. Como a sessão seria transmitida pela internet, o presidente da agência, Nelson Hübner, decidiu aguardar a tentativa dos técnicos de normalizar o site. A reunião deve começar às 12h30, mesmo que a página continue fora do ar. A sessão irá decidir sobre alterações nas regras de revisão tarifária das distribuidoras de energia.

Durante a madrugada desta terça (8), o grupo Havittaja reivindicou a invasão. No Twitter, os hackers publicaram que começariam a atacar a página da Aneel em protesto contra a construção da usina. “Havittaja informa: estaremos lançando um ataque nesta noite contra o site: aneel.gov.br DIGA NÃO A BELO MONTE”.

Na sexta-feira (4), o Ministério do Esporte disse que seu site saiu do ar devido ao ataque de hackers. O endereço esporte.gov.br ficou indisponível por pelo menos duas horas. O grupo iPiratesGroup reivindicou a ação. No domingo (6), os mesmos hackers em conjunto com o grupo AntiSec.BRTeam invadiram o site da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e publicaram mensagem cobrando investigações sobre irregularidades de políticos.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/hackers-atacam-site-da-aneel-e-atrasam-reuniao-sobre-tarifa.html