A Google confirmou nesta segunda-feira (22/11) que irá apagar todos as informações obtidas – acidentalmente, segundo a empresa – das redes Wi-Fi domésticas dos cidadãos do Reino Unido.

A gigante das buscas também se comprometeu a melhorar a forma como lida com os dados alheios, e a assinar um documento no qual concorda em revisar completamente sua política de privacidade para os próximos programas e serviços a serem lançados. Uma auditoria da Comissão de Informação do país (ICO, na sigla em inglês) deverá ser concluída em até nove meses.

“Eu aprecio o fato de que as informações de redes Wi-Fi, que jamais deveriam ter sido coletadas, finalmente serão apagadas”, disse um dos membros da Comissão, Christopher Graham.

Em maio deste ano, uma investigação promovida por autoridades da Alemanha concluiu que os veículos utilizados pelo Google Street View para capturar imagens das ruas de grandes cidades vinham coletando, por onde passavam, dados das redes Wi-Fi dos internautas.

Desde então, diversos países do mundo, como Estados Unidos, Itália, Canadá e Austrália, tomaram o mesmo caminho que o governo alemão, e iniciaram suas investigações. Como norma, exigiram que a Google lhes repassasse as informações obtidas para a averiguação. A decisão na Inglaterra, no entanto, é inédita, no sentido de a empresa ter se comprometido a apagar o que tinha armazenado.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/11/22/google-vai-apagar-dados-coletados-de-redes-wi-fi-no-reino-unido/