SÃO PAULO – Grandes redes de televisão dos Estados Unidos proibiram que seus programas da web fossem transmitidos pelo Google TV. Os canais ABC, CBS e NBC, não autorizaram que seus conteúdos fossem passados para o novo serviço Web-TV da gigante de buscas.

As redes são detentoras de conhecidos programas televisivos como “The Office”, “CSI” e “Modern Family”, e de acordo com comunicados enviados pelas emissoras, os episódios serão bloqueados em seus websites e não poderão ser transmitidos pelo Google TV. O canal de vídeos Hulu também informou que irá bloquear seu conteúdo para o serviço.

A ABC e a NBC informaram, porém, que vídeos promocionais serão os únicos conteúdos desbloqueados. A decisão dessas empresas irá criar um longo embate entre o Google e as emissoras, onde o gigante de buscas terá de rever seu modelo de negócios para o Google TV.

No começo deste ano, o Google pressionou as maiores empresas de mídia para que otimizassem seus websites e vídeos para que funcionassem de acordo com o serviço de TV online. E alguns grupos, como Time Warner, HBO, MTV, Fox Broadcasting e CNBC (braço universal da NBC) seguiram o conselho do Google para que seus conteúdos funcionassem especificamente para o serviço e por ora não estão bloqueados.

A preocupação principal dos executivos é com relação a pirataria que seus conteúdos podem sofrer. Isto porque, apesar do pedido de empresas como a Disney, o Google não deu muita importância à solicitação de criar filtros mais severos para bloquear páginas que oferecem conteúdos pirateados quando buscado termos relacionados a programas dessas emissoras.

Os dispositivos dedicados ao Google TV, fabricados pela Sony e Logitech, começaram a ser vendidos nos Estados Unidos neste mês. Resta esperar para ver como o Google irá reagir a esses anúncios.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/google-tv-sofre-primeira-grande-baixa-22102010-11.shl