O Google começou um projeto piloto que permitirá aos internautas navegar por dentro de lojas, shoppings, restaurantes, hotéis e academias por meio do Street View. De acordo com reportagem da BBC, a função será uma extensão do serviço do Google Maps, que tira fotos panorâmicas e as disponibiliza on-line.

A companhia usará como base o Google Art Project, que levou o Street View para dentro de 17 museus. “O projeto é outra aplicação criativa da tecnologia do Street View para ajudar as empresas a construírem sua presença on-line”, disse um porta-voz da companhia.

A ferramenta estará disponível, inicialmente, para estabelecimentos de Londres, Paris, cidades do Japão, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. O projeto já ganhou um site oficial com imagens de ambientes fotografados para o serviço (confira). Empresas que possuem lojas nas cidades listadas no site podem se inscrever para entrar no Street View.

Segundo a BBC, a empresa descartou a possibilidade de incluir grandes cadeias de lojas. Assim como na versão tradicional do serviço, o Google afirmou que irá borrar os rostos dos clientes e pediu que os donos das lojas alertem as pessoas sobre as fotografias.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/10/google-street-view-mostrara-interior-de-shoppings-hoteis-e-restaurantes.html