De acordo com uma investigação feita pela Strategy Analytics, a Google mantêm uma posição dominante no mercado mundial mas caiu para 69,7% no segundo trimestre face aos 71,1% registados nos primeiros três meses do ano.

“As buscas continuam a diminuir, uma vez que o mercado da Europa ocidental já alcançou a sua maturidade e a Google tem alguma dificuldade em ganhar quota nos mercados asiáticos emergentes”, afirma um analista da Strategy Analytics.

Esta queda na quota de mercado está associada à saída da Google do mercado chinês devido à censura e depois de ter sido alvo de um ataque de pirataria, que segundo a empresa teve origem na China.

Recorde-se que a Google decidiu nesse período suspender os seus serviços de buscas na China e desviar os utilizadores da sua página para o ‘site’ de Hong Kong

O maior beneficiado, segundo a Strategy Analytics, foi o Baidu, o motor de busca chinês e o quarto maior do mundo, que quase alcançou a Yahoo e a Microsoft. A quota de mercado do Baidu é de 4,6%, seguindo-se a Microsoft com 4,8% e a Yahoo com 5,6%.

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=436765