O Google anunciou uma alteração no seu algoritmo do seu buscador e começará nesta semana a punir sites que publiquem conteúdos que firam direitos autorais, rebaixando suas posições nos resultados de busca. “Essa mudança deve ajudar os internautas a encontrarem mais facilmente as fontes dos conteúdos legístimos e de qualidade”, afirmou o vice-presidente do Google Amit Singhal em post no blog da companhia.

O Google destaca, no entanto, que somente a Justiça pode determinar se um direito autoral foi infringido, e que a empresa não pode decidir se um site em particular viola pi não leis de copyright. “Assim, esse novo sinal influenciará o ranking de alguns resultados de busca, nós não removeremos nenhuma página de nossos resultados, a menos que recebamos uma notificação válida de quebra de direito autorial do detentor desses direitos”, afirmou a companhia.

O Google afirma que recebeu mais de 4,3 milhões de pedidos de remoção de URL por violação de direitos autorais nos últimos 30 dias, mais do que todos os pedidos recebidos em 2009. O vice-presidente da Associação de Edtúdios de Hollywood, Michael O’Leary, disse esperar que a mudança afaste os usuários de sites ilegais. “Observaremos de perto esta mudança”, disse à AFP.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI6073279-EI12884,00-Google+modifica+busca+e+rebaixa+sites+com+conteudo+pirata.html