A sofisticação tecnológica constante dos smartphones os tornam atraentes e sedutores e o desenvolvimento constante de programas e aplicativos os tornam ainda mais necessários e indispensáveis ao nosso cotidiano e conforme matéria do site G1, agora ainda mais práticos e úteis. Conforme a matéria já podem ser baixados, gratuitamente no site do Google, dois aplicativos que prometem facilitar as operações com smartphones que utilizam o sistema operacional Android do Google. São eles: o aplicativo de pesquisa por voz em português e o aplicativo de navegação por mapas do GPS.

O aplicativo de pesquisa de voz faz a conversão da voz em texto tornando mais fácil a pesquisa online através de aparelhos móveis. O processo de uso é simples: na barra de busca da tela principal do Android o usuário aperta somente o botão de voz, após processar o som o sistema abre a página com todos os resultados.

O aplicativo de navegação do Android utiliza o GPS do smartphone para criar rotas e sugestões de caminhos por áudio. Sua base é para o Google Maps e também funciona através de comando de voz, mas só pode ser acessado com a internet. Entre outras coisas o programa permite acessar imagens de satélite e buscar estabelecimentos no caminho.

O Brasil é o primeiro país da América Latina a contar com estes aplicativos que com certeza deverão aumentar a penetração do programa operacional Android no mercado nacional, como esperam os diretores da empresa.

Fonte: http://www.celularonline.org/2010/11/03/smartphones-google-lanca-dois-aplicativos-para-facilitar-a-utilizacao-do-so-android/