Google esquentou ainda mais a disputa com o Facebook, para a criação de uma internet mais inteligente, ao anunciar, na última sexta-feira (19/7), que adquiriu a Metaweb, uma empresa que mantém um banco de dados aberto, de assuntos variados, para melhorar os resultados pesquisados.

“Com a nova aquisição, nós queremos melhorar a pesquisa e tornar a web mais rica e significativa para todos”, declarou o diretor de gestão de produtos do Google, Jack Menzel, em uma mensagem no blog da empresa.

No entanto a Google não é a única à procurar esses mecanismos, isso porque o Facebook, já parece caminhar nesta mesma direção, desde que anunciou em abril, o Open Graph.

A nova plataforma da rede social tenta melhorar a pesquisa ao unir os quatro cantos da web em pacotes que podem ser mais significativos para seus usuários.

“O Yelp está mapeando a parte do gráfico que relaciona as pequenas empresas, enquanto Pandora está mapeando a parte gráfica relacionada a música. Se pudermos ter estes mapas em separado e apresentá-los todos juntos, podemos criar uma navegação mais inteligente, mais social e mais personalizada” disse o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, durante a conferência F8 Developer Conference em abril.

Pelo que parece, as duas gigantes poderiam estar caminhando em ritmo de colisão, isso porque os metadados, para a iniciativa do Facebook, poderiam criar uma estrutura rival a construída pela Metaweb, afirma Kim-Mai Cutter, do website Deals & More.

“O Facebook tem o botão “Like” como registro de dados da preferência de seus 500 milhões de usuários e seria na melhor das hipóteses um modo para aproveitar os metadados e criar um produto de pesquisa atraente”, concluiu Cutter.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/07/19/google-e-facebook-brigam-por-internet-mais-inteligente/